
O Centro de Controle de Zoonoses (CZZ), localizado em Santana, está se adaptando às novas regras do Programa de Proteção e Bem-Estar de Cães e Gatos (Probem), que amplia e descentraliza o atendimento a estes animais domésticos, além de incentivar a sua adoção e conscientizar a população paulistana sobre a posse responsável. Será construído, no CCZ, o Núcleo de Proteção e Bem-Estar, que assumirá as funções de acolhida e doação de animais domésticos, que atualmente são desenvolvidas pelo CCZ. De acordo com a gerente do CCZ, Ana Claudia Furlan Mori, a previsão é de que a construção seja iniciada ainda este ano. "Também serão criados mais quatro CCZs regionais, mas ainda não foram definidos os locais", disse.
Segundo a gerente do CCZ, Ana Claudia Furlan Mori, o programa também prevê a realização de parcerias entre a Prefeitura e as ONGs, universidades, entidades de classes, empresas para as atividades a serem desenvolvidas, ou pessoas que queiram ser voluntárias. "Às sextas-feiras uma ONG desenvolve o trabalho voluntário de banho e tosa aqui", comentou.
Aos domingos, das 10 às 12 horas, existe a "Cãominhada" onde as pessoas podem levar os cães para passear. "Este é um serviço voluntário onde 50 pessoas por domingo podem se inscrever por telefone e participar do programa." Nesse caso, é necessário ter mais de 16 anos, e não deixar crianças puxarem o animal pela coleira, para evitar acidentes, pois estes animais não são adestrados. Para aqueles que se inscreverem pela primeira vez, é necessário assistir a uma palestra de 15 minutos, para depois pegar a senha e o cão para o passeio. Ana comentou que após o passeio com os animais "sociáveis", profissionais treinados desenvolvem um trabalho específico para tentar o passeio com os animais agressivos.
É importante ressaltar que os animais que chegam ao CCZ por terem agredido alguém, são encaminhados para o isolamento. "Eles ficam 90 dias em canil individual e se após esse período, se não for possível a socialização também podem ir para eutanásia." De acordo com a gerente, além desses casos de agressividade, os animais que são eutanasiados são aqueles que estão em sofrimento ou que são portadores de doenças infecto-contagiosas. "Existe um mito em torno do CZZ que todos os animais são sacrificados ou que aqui era uma fábrica de sabão", disse. "O CCZ é mais do que isso. É um serviço de vigilância em saúde para tratar das doenças transmitidas entre animais e homens."
A unidade também é responsável pelos programas de controle de dengue, roedores, pernilongo do Rio Pinheiros, abelha, vespa, além de dois grandes laboratórios e das 25 unidades regionais de Supervisões de Vigilância em Saúde (SUVS). Atualmente o CCZ tem 450 animais entre cães e gatos "O canil está lotado."
Ana frisou a importância da adoção. "A cada dia há um aumento de animais abandonados nas ruas", disse. "O que é fundamental é a adoção com a guarda responsável, de forma que a pessoa não pegue um animal e depois o abandone nas ruas novamente.
Para evitar que isso ocorra, existe o Registro Geral Animal (RGA), obrigatório na cidade de São Paulo (Lei 13.131/2001) para cães e gatos. Agora o serviço terá o reforço de um sistema informatizado de registro, já em fase de desenvolvimento, com a utilização de chip eletrônico para facilitar a identificação de animais. A medida é importante para recuperar animais que fogem de casa e também para o controle de doenças e não acarretará em custo adicional para o dono de animais. "Nesse caso, se o animal identificado foi adotado e abandonado teremos acesso ao proprietário para responsabilizá-lo." Todos os animais para adoção são vacinados, identificados e castrados.
O Probem, que foi lançado no último dia 2, já teve resultado positivo no CCZ. "Já fomos procurados por pessoas que ficaram sabendo do programa e que viram os animais para adoção no site da prefeitura.
Os interessados em adotar um animal podem procurar o CCZ de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados, das 9 às 15 horas. Para casos de denúncias com animais que sofrem maus tratos, que são abandonados, é possível ligar para o 156. As denúncias são encaminhadas para as SUVS. Mais informações sobre o Probem, basta acessar o site da prefeitura (www.prefeitura.sp.gov. br/probem). No site também estão disponibilizadas as fotos dos animais para adoção. ---Jornal "A Gazeta da Zona Norte" - 18/07/2009
http://www.gazetazn.com.br/default.asp?c=manchete.asp |
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário